Apoie o DCM

Quem é Alexandre Silveira, o novo ministro de Minas e Energia anunciado por Lula

Alexandre Silveira
Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) a lista final de seus ministros e confirmou o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) no Ministério de Minas e Energia. Ele chega ao primeiro escalão do governo Lula após um acordo que envolveu lideranças do seu partido e aliados no Senado.

Alexandre Silveira, de 52 anos, é um dos organizadores da campanha vitoriosa do petista sobre Bolsonaro (PL) em Minas Gerais. Ele era apontado desde o fim das eleições como um futuro ministro de Lula.

Antes da aliança com Lula, o senador chegou a ser convidado para a liderança do governo Bolsonaro no Senado, em substituição a Fernando Bezerra (MDB-PE), mas rejeitou.

Após a vitória do petista, Silveira foi indicado para o grupo de Infraestrutura no gabinete de transição. Participou de reuniões com a pasta e as agências vinculadas, como ANTT (transporte terrestre) e Anac (aviação civil).

Alexandre Silveira é formado em Direito, foi delegado da Polícia Civil-MG, deputado federal e está no final do mandato de senador. Já foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no primeiro mandato de Lula.

Ele era suplente de Antonio Anastasia, que renunciou para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU). Assim, ele se tornou o titular do mandato. O futuro ministro também foi secretário estadual de Gestão Metropolitana e secretario estadual de Saúde em Minas Gerais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link