Quem é Chita, chimpanzé citado por presidente da Conmebol em fala racista

A Chita, personagem citada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em declaração racista, era a macaca amiga de Tarzan nos filmes feitos na década de 1930, protagonizados pelo ator Johnny Weissmuller. O animal, que na verdade era um chimpanzé, era usado como alívio cômico e auxiliar do protagonista nas obras.
O chimpanzé foi batizado como “Jiggs” inicialmente, mas sempre foi chamado pelo nome do personagem. O animal morreu em dezembro de 2011, aos 80 anos, no Santuário Suncoast de Primatas, em Palm Harbor, na Flórida (EUA).
A declaração de Domínguez foi dada durante evento em que ocorreu o sorteio dos grupos da Libertadores, em Assunção, no Paraguai, nesta terça (18). Ele afirmou que a competição não seria possível sem clubes brasileiros. “Seria como Tarzan sem Chita. Impossível”.
O termo “Chita” já foi usado como ofensa racista no Brasil nos últimos anos. A fala do presidente da Conmebol ocorreu após um longo discurso sobre racismo no caso envolvendo Luighi, jogador do Palmeiras.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line