Apoie o DCM

Quem é negro convive com esse tipo de situação desde sempre, diz jovem vítima de racismo no Leblon

Matheus Ribeiro foi acusado de roubar uma bicicleta elétrica no Leblon – Foto: Reprodução

O instrutor de surf Matheus Ribeiro contou ter sido alvo de racismo ao ser abordado por um casal no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e questionado sobre a bicicleta elétrica que estava com ele.

O jovem conta que ser vítima de racismo não é uma situação inédita. Mas Riberito diz que nunca havia passado por uma situação tão “constrangedora”.

“A gente que é negro convive com esse tipo de situação desde sempre. Mas nunca tinha sido tão constrangedor, apesar de não ser inédito”, afirma o jovem, que gosta de se dedicar aos estudos de temas raciais.

“Eu assisto e leio muito sobre o assunto. Além de estar em pauta, a gente passa por isso né, cara. Uma pessoa branca pode se interessar, mas eu vivo o assunto, preciso saber sempre como lidar com isso”, completa.

Nascido e criado na Vila do João, no Complexo da Maré, Ribeiro tinha contatos esporádicos com a Zona Sul, na adolescência e quase sempre através da praia.

Apesar de ainda morar na Maré, ele passa muitos dias na casa da namorada, em Copacabana. Além disso, seu trabalho na escolinha de surfe ocupa seis dos sete dias da semana. No início do ano, o jovem começou a faculdade de Educação Física, na Estácio, pois seu sonho é seguir carreira na área do surfe.

Com informações do Globo.