Quem é o candidato preferido dos eleitores negros de SP

Publicado em 17 dezembro, 2017 1:30 pm

Da Exame:

Mais da metade dos eleitores negros de São Paulo se considera de esquerda ou centro-esquerda, segundo uma pesquisa on-line da consultoria de estudos de mercado B4B.

A maioria (45%) pretende votar em Joaquim Barbosa, se ele oficializar sua candidatura para a eleição do ano que vem.

Entre os entrevistados pela B4B, 44% se disseram de esquerda, 10% de centro-esquerda, e outros 30% afirmaram não ter posição política.

A direita e a centro-direita, juntas, correspondem a 10% das posições citadas, e outros 4% responderam não saber. Os 2% restantes citaram outras posições, como anarquismo e pan-africanismo.

No entanto, quando apresentados a uma lista de partidos políticos e perguntados qual deles os representava, 37% dos entrevistados responderam nenhum.

O partido com mais representatividade entre os negros foi o PT, com 30% das respostas, seguido por PSOL (16%), a Frente Favela Brasil (11%), PV (10%) e PSDB (7%).

OS CANDIDATOS:

O pré-candidato preferido pelos negros entrevistados pela B4B é o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. 45,2% disseram que votariam ou votariam com certeza nele. A rejeição, por sua vez, é de 26,6%, somando as respostas de “provavelmente não votaria” e “não votaria em hipótese alguma”.

Em seguida, aparece o ex-presidente Lula, com aprovação de 22% e rejeição de 39%. Fernando Haddad e MV Bill, que aparecem em seguida na lista, têm aprovação de 34,5% e 35%.

O candidato mais rejeitado por essa parcela da população é Jair Bolsonaro, que recentemente foi condenado a pagar indenização por ter ofendido comunidades quilombolas. Ele é rejeitado por 75,5% dos entrevistados.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!