Quem é o “Engomadinho do Bitcoin”, golpista caçado pelo Comando Vermelho

Gustavo de Macedo Diniz, conhecido como o “Engomadinho do Bitcoin”, ficou conhecido por ser o principal gestor da plataforma financeira Bybot e fazer propaganda dos negócios nas redes sociais, onde ostentava vida de luxo. Nos últimos dias, ele excluiu todas as páginas nas plataformas e se tornou procurado pelo Comando Vermelho por golpe de R$ 70 milhões.
Nascido em Mogi das Cruzes (SP), ele atuava como garoto-propaganda da Bybot, aparecendo em vídeos e lives para falar que o investimento seria seguro e dizer que o negócio funcionava dentro das leis. Gustavo se afastou da família, que continua tendo uma vida humilda na cidade, enquanto aparecia em diversos resorts e praias paradisíacas de todo o mundo.
O “engomadinho” e outros gestores da Bybot, que controlava milhares de criptoativos de investidores do Brasil, Estados Unidos e Europa, desapareceram com o dinheiro dos clientes. Ele é caçado pelo CV, que fez um anúncio de que irá pagar R$ 15 mil por qualquer informação que leve a seu paradeiro.
A organização criminosa, que tem usado criptomoedas para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, foi alvo do golpe de Gustavo. Ele desativou todas as redes sociais e fugiu para a Ásia, provavelmente para a Tailândia.