Apoie o DCM

Quem é o homem preso por roubar obras da Biblioteca Mário de Andrade

Felipe dos Santos Fernandes Quadra. Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (8), a Polícia Civil prendeu Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos, um dos suspeitos de roubar 13 obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro de São Paulo. O crime ocorreu no domingo (7), e as obras roubadas pertencem aos artistas Henri Matisse e Candido Portinari.

Felipe, que já possui um longo histórico criminal, com seis indiciamentos desde 2013 e passagens pelo regime socioeducativo desde 2011, foi detido e agora enfrenta acusações de roubo.

As 13 peças, incluindo oito gravuras da série ‘Jazz’ de Matisse e cinco da série ‘Menino de Engenho’ de Portinari, faziam parte da exposição ‘Do Livro Ao Museu’, organizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

As obras estavam seguradas, mas os valores exatos da apólice são confidenciais. Enquanto a polícia conseguiu identificar Felipe como um dos criminosos, um segundo suspeito segue foragido. Um terceiro indivíduo, que foi flagrado pelas câmeras do Smart Sampa, foi detido pela Guarda Civil Metropolitana, mas liberado após prestar depoimento.