Quem é Vivienne Westwood, estilista pioneira da moda punk, que morreu aos 81 anos nesta quinta

Foto: Reprodução/Reuters/BBC
Nesta quinta-feira (29), faleceu a renomada estilista britânica Vivienne Westwood, aos 81 anos. A mulher era conhecida por sua influência no estilo e na estética punk e também por seu ativismo ambiental. O anúncio foi feito pela família e a causa da morte não foi divulgada.
Vivienne nasceu na vila de Tintwistle, em Derbyshire, na Inglaterra, e depois se mudou para Londres com a família nos anos 1960, aos seus 17 anos. Em 1962, ela se casou com Derek Westwood, com quem teve um filho e de quem herdou o sobrenome com o qual ficou conhecida.
Além disso, ela também era uma forte militante ambiental e defensora das causas sustentáveis, em diversas entrevistas ela falava sobre os assuntos. “Desde os primeiros dias do punk nos anos 1970, tenho sido uma ativista contra a guerra e pelos direitos humanos”, comentou, em uma entrevista em 2020. “Nas redes sociais, uso a moda para envolver as pessoas na política. Se as pessoas não estão cientes, como vamos salvar o mundo da corrupção e das mudanças climáticas?”
Em outra ocasião, a britânica manifestou seu apoio em, até mesmo, protestos brasileiros em 2013. “As pessoas estão frustradas com o excesso de consumismo e a falta de valores mais profundos. É preciso ir para as ruas para mudar isso”, disse ela, em uma entrevista a Folha de S.Paulo.