Apoie o DCM

Quem era Jerominho, ex-vereador assassinado no Rio

O ex-vereador bolsonarista Jerominho foi assassinado no Rio. Foto: Reprodução

Nesta quinta (4), o ex-vereador bolsonarista Jerônimo Guimarães Filho foi assassinado no Rio de Janeiro. Jerominho, como é conhecido, foi morto a tiros em Campo Grande. Ele estava junto de seu cunhado, que também foi baleado mas está internado no Hospital Rocha Faria.

Jerominho e seu irmão, o ex-deputado Natalino Guimarães, são apontados como fundadores e líderes da milícia Liga da Justiça, que atua na Zona Oeste da capital. O ex-vereador mantinha uma ONG, a SOS Social, em que desenvolvia serviços sociais na região.

Eleito vereador em 2000 pelo PMDB, Jerônimo foi reeleito quatro anos depois. Em 2007, ele foi apontado como integrante da milícia e acusado de impedir campanhas políticas de adversários em seu reduto eleitoral. Um ano depois, foi preso e lançou sua filha, Carminha Jerominho, candidata a vereadora pelo PT do B. Posteriormente, ela também foi presa.

Em 2012, na chacina da Favela do Barbante, nove pessoas morreram e a polícia acusou integrantes do grupo de Jerominho de cometerem os assassinatos. Segundo a corporação, a ideia era tentar culpar traficantes pelos homicídios e convencer a população de que a milícia seria uma salvação.

Oito anos depois, o ex-vereador foi alvo de operação da Polícia Federal. Ele e sua família tinham a intenção de ocupar postos no Executivo e no Legislativo para retomar o poder na Zona Oeste, seu reduto eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link