Apoie o DCM

Quem era o brasileiro que morreu em combate na guerra da Ucrânia

Antônio Hashitani, paranaense que morreu na Guerra na Ucrânia. Foto: reprodução

Antônio Hashitani, paranaense de 25 anos, perdeu a vida em um confronto na guerra na Ucrânia. Hashitani atuava como voluntário em um grupo paramilitar na cidade de Bakhmut, uma das regiões em que o conflito é mais intenso. Companheiros dele no front confirmaram que ele morreu no dia 2 de agosto.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Kiev, confirmou que foi informado sobre o ocorrido pelas autoridades ucranianas competentes, segundo o Uol. O órgão comunicou que está em contato com os familiares do falecido, providenciando a assistência necessária.

Laissa Loraine, uma amiga próxima de Hashitani, compartilhou sua lembrança dele: “Antônio não se contentava nunca, queria mais e mais. Faltando pouco tempo para terminar sua faculdade de medicina, Antônio largou tudo e foi para a África fazer voluntariado. Mas, com a sua teimosia, decidiu que precisava ir além. Então, foi para a Ucrânia se voluntariar na guerra.”

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde ele estudava, também lamentou profundamente a sua morte. A instituição manifestou suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos do jovem brasileiro.

Veja a nota da PUCPR:

“A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut. Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam. A Universidade expressa, igualmente, afeto a tantos estudantes, professores e colaboradores de nossa Instituição que possuem ascendência ucraniana e mantêm relação com sua pátria de origem”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link