Quem foi Goebbels, ministro nazista que foi parafraseado por secretário de Bolsonaro

Imagem: Divulgação
De Wanderley Preite Sobrinho no UOL.
Famoso por chefiar o Ministério da Informação e Propaganda na Alemanha nazista, Joseph Goebbles voltou ao noticiário na madrugada de hoje graças a um vídeo divulgado pela Secretaria Especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro.
Nele, o secretário Roberto Alvim celebrou a divulgação do Prêmio Nacional das Artes parafraseando trechos de um discurso de Goebbles, o braço direito de Adolf Hitler.
(…)
Nascido em uma família católica da pequena burguesia, Paul Joseph Goebbels estudou filologia alemã e, depois de se doutorar e tentar carreira como escritor, aderiu ao NSDAP (Partido Nacional-Socialista do Trabalhador Alemão), o Partido Nazista, em 1925.
(…)
Ele acabou nomeado chefe da propaganda do partido em 1930 por ser considerado por Hitler o propagandista mais competente do NSDAP. A propaganda eficaz permitiu a Goebbels contribuir para o êxito do Partido Nazista em sua trajetória para tomar o poder, em 1933, e para a aceitação do regime.
(…)
Poucas horas depois de Hitler cometer suicídio, no entanto, Goebbels —recém nomeado seu sucessor testamentário— também se matou juntamente com a mulher, após ter assassinado os seis filhos.
(…)