Apoie o DCM

Quem são os YouTubers recomendados pelo presidente eleito Jair Bolsonaro

De João Filho no Intercept. Ele menciona o YouTuber Nando Moura, que foi tema de um texto do DCM.

(…)

Bolsonaro tem uma imprensa pra chamar de sua.

(…)

Ele recomendou nas redes sociais uma lista de canais de informação no YouTube que são de sua confiança.

Escrevi um pouco a respeito de cada uma dessas “excelentes opções de informação”. Tenho certeza que você não vai se surpreender nem um pouco com a credibilidade desses canais.

Embaixada da Resistência e Tradutores de Direita

Esses canais são comandados por pessoas anônimas e basicamente colocam legendas em português em vídeos estrangeiros, a maioria deles com conteúdo reacionário dos EUA. Muitos desses vídeos são programas da Fox News ou produzidos pela militância pró-Trump. Há também alguns vídeos de Bolsonaro legendados em inglês. O canal fornece poucas informações — às vezes, nenhuma — sobre os vídeos e não costuma colocar a fonte.

(…)

Diego Rox

Com quase 1 milhão de seguidores no YouTube, o jovem Diego se tornou um dos principais youtubers do conservadorismo de direita. Mas, até quatro anos atrás, Diego buscava a fama como MC de funk ostentação, cujas letras envergonhariam a família tradicional brasileira que hoje ele defende com fervor. Hoje, Diego é um neocon brasileiro que funciona basicamente como um papagaio das ideias de Olavo de Carvalho.

(…)

Bernardo Küster

Tem 30 anos e gosta de se apresentar como jornalista católico. Como católico, acredita que o Papa Francisco tem uma “posição permissiva em relação aos papas anteriores”. É um crítico feroz da Teologia da Libertação e está produzindo um documentário sobre o assunto.

(…)

Olavo de Carvalho

O arquiteto do bolsonarismo e dispensa maiores apresentações. É hoje o pensador brasileiro mais popular da internet e suas ideias servem de base intelectual para o reacionarismo mais chucro do país. Sem dúvida nenhuma, é a estrela-guia dos demais youtubers recomendados na lista de Bolsonaro. Sem Olavo nada do que está acontecendo no Brasil seria possível. Todas as teorias conspiratórias do reacionarismo nasceram ou se popularizaram no Brasil através dos seus vídeos no YouTube.

(…)

Nando Moura

Metaleiro, católico e conservador, Nando é o youtuber mais popular da lista de recomendações de Bolsonaro e conta com quase 3 milhões de seguidores no YouTube. Costuma arranjar tretas com outras estrelas das redes sociais e falar muitos palavrões, mimetizando o seu guru Olavo de Carvalho.

(…)

Nando Moura. Foto: Reprodução/YouTube