Agentes capturam crocodilos após alta de ataques a moradores no Quênia

Agentes de fauna do Quênia iniciaram uma operação para capturar os maiores crocodilos do lago Baringo, onde a elevação das águas aumentou o risco de ataques contra moradores ribeirinhos. A superfície do lago cresceu 70% desde 2010 e alcançou 234 quilômetros quadrados, conforme análise da AFP com imagens de satélite.
Os lagos do Vale do Rift registram níveis inéditos em pelo menos meio século, deslocando dezenas de milhares de pessoas e aproximando animais silvestres das áreas habitadas. O veterinário Dominic Mijele, do serviço de fauna do Quênia, teme que novas chuvas associadas ao El Niño elevem ainda mais o nível da água e levem crocodilos às aldeias.
Para atrair os répteis, que podem pesar mais de 200 quilos, os agentes reproduzem o som de um cachorro uivando perto de redes com isca de peixe. O lago abriga mais de 200 crocodilos, segundo estimativa de Mijele. Moradores também relatam ataques de hipopótamos, enquanto parte da comunidade teme que a retirada dos animais afete o turismo local.
