Apoie o DCM

‘Quer maior novidade do que mulher num ministério?’, diz general Augusto Heleno sobre Agricultura

General Augusto Heleno

Da Folha

Um dos principais aliados de Jair Bolsonaro, o general Augusto Heleno afirmou nesta quarta-feira (7) que não há novidade maior do que a escolha de uma mulher para o comando de um ministério.

A declaração do futuro ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) foi feita minutos após a escolha da deputada Tereza Cristina (DEM-MS) para a pasta da Agricultura.

“Não tem novidade. Você quer maior novidade: uma mulher num ministério, e Ministério da Agricultura, que é fundamental, um sustentáculo do PIB?”, disse Heleno após reunião com o presidente eleito, em Brasília.

O anúncio de Tereza foi feito após críticas de que a equipe de transição de Bolsonaro é composta apenas por homens, o que sinalizaria que o cenário pode ser replicado a partir de janeiro na Esplanada.

Questionado sobre se o gênero foi levado em conta para a escolha da deputada, Heleno disse que, “se for competente e for mulher, não tem problema nenhum”.

“Não pesou [o fato de ser mulher]. É o que ele [Bolsonaro] disse desde o início: se for competente e for mulher, tudo bem, não tem problema nenhum”, respondeu.

(…)