Apoie o DCM

“Queria morrer como José”: O juiz de SP que usou nome inglês falso por 45 anos

José Eduardo Franco dos Reis, acusado de falsidade ideológica. Foto: Reprodução

O juiz aposentado José Eduardo Franco dos Reis afirmou em depoimento que usou por 45 anos o nome Edward Albert Lancelot Dodd-Canterbury Caterham Wickfield durante sua carreira. O relato foi prestado à Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo em maio de 2025, no âmbito de ação penal por falsidade ideológica, que segue em tramitação. O caso se tornou público após um alerta de duplicidade de digitais durante tentativa de renovação de RG.

No depoimento, o magistrado afirmou que a mudança de nome ocorreu por uma “fixação por Inglaterra” desde a infância. Ele relatou que adotou a nova identidade após período de depressão e contato com um homem que prometeu providenciar novos documentos. “Você quer renascer? Eu ajudo você”, teria dito o indivíduo. A partir disso, ele obteve documentos, estudou Direito, passou em concurso e seguiu carreira como juiz sem revelar a identidade original à família.

José Eduardo também declarou que manteve o nome verdadeiro em documentos separados ao longo dos anos e afirmou que queria ser reconhecido pela identidade de nascimento. “Eu era José Eduardo, nasci José Eduardo, queria morrer como José Eduardo”, disse. O magistrado responde ainda a outro processo por falsidade ideológica e aguarda julgamento, enquanto a defesa menciona avaliação sobre possível condição mental.