“Racismo”: Globo revolta ciganos com cena de novela; confira

Menos de uma semana após a estreia, a novela “Êta Mundo Melhor!” já enfrenta críticas por suposta romafobia. Organizações que representam os povos ciganos publicaram uma nota conjunta de repúdio nas redes sociais, após a exibição do primeiro capítulo, que gerou revolta na comunidade.
O motivo da controvérsia foi a cena em que a personagem Carmem, interpretada por Cristiane Amorim, convence um casal a entregar um bebê sequestrado, que depois é vendido à vilã Zulma (Heloísa Périssé), responsável por um orfanato falso. O episódio foi considerado ofensivo à cultura cigana.
As críticas foram feitas por quatro entidades: Instituto Cigano do Brasil (ICB), Urban Nômades Brasil, International Romani Union Brasil (IRU) e Associação Mayle Sara Kali Brasil (AMSK). Elas acusam a Globo de reforçar estereótipos negativos e promover uma imagem preconceituosa dos ciganos na TV. Confira a repercussão:
ABSURDO! A Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais manifesta solidariedade ao povo cigano diante da exibição de conteúdo discriminatório na novela “Êta Mundo Bom!”, da TV Globo. pic.twitter.com/GrikmzPH8C
— Thais Ferreira (@southaferreira) July 4, 2025