Apoie o DCM

“Racismo sem nenhuma dúvida”, diz presidente da Comissão de Direitos Humanos sobre assassinato no Carrefour

Da Jovem Pan:

Paulo Paim

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, senador Paulo Paim, encaminhou, nesta sexta-feira, 20, um convite aos representantes do Carrefour para tratar sobre formas de combater o crime de racismo no país.

A ação foi uma reação ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, ao ser espancado nas dependências do supermercado, em Porto Alegre, em pleno Dia da Consciência Negra. Segundo o parlamentar, é fundamental a criação de políticas públicas para eliminar as desigualdades raciais.

“De cada 10 jovens assassinados, oito são negros. Hoje, no conjunto da população, a possibilidade de um negro ser assassinado em relação a quem não é negro, é três por um. Na rede privada, um negro recebe, em média, na mesma função, na mesma atividade, a metade do salário [em relação a quem não é negro]. O preconceito existe no Brasil. É fato, é real, e nós temos que enfrentar esse debate”, disse em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan.

(…) Ainda segundo Paim, é o diálogo que solucionará problemas sociais, como o racismo, não a violência.

“[Este foi um] crime de racismo, sem nenhuma dúvida. [Mas] violência só gera violência”, ressaltou dizendo que a criação de leis é essencial para que haja mudanças.

(…)