Rafa Kalimann vira piada na web após gastar 10 mil com livros para decorar a casa

Rafa Kalimann virou alvo de piadas nas redes sociais após revelar, em vídeo no Instagram, que gastou R$ 10 mil em livros para decorar a nova casa. “Viemos na livraria comprar livros decorativos para casa. Eu surto com esse rolê”, disse a ex-BBB, ao lado do namorado, o cantor Nattanzinho. A repercussão aumentou quando ela mostrou títulos como Francis Bacon: A beleza da carne, gerando comentários sobre o uso de livros como mero objeto estético.
Criticada, Rafa rebateu: “Esse aqui não é um vídeo de justificativa, tá? Até porque ninguém tem que justificar aquilo que se gasta com o próprio dinheiro”. Ela explicou que muitos livros são de culinária e também incluiu romances como Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior. Mesmo assim, internautas não pouparam comentários irônicos sobre a compra dos chamados “coffee table books”, obras visuais normalmente usadas para compor ambientes.
Esse tipo de livro, com apelo decorativo, é comum em projetos de interiores. Profissionais da área afirmam que a prática de escolher livros por cor, capa ou tamanho é frequente. A própria Livraria Calil, em São Paulo, já vendeu livros “por metro” para decorar casamentos. Rafa, por sua vez, encerrou dizendo que aproveitou para montar uma biblioteca com livros que realmente pretende ler.
Rafa Kalimann expõe “haters” após ser criticada por compra de R$ 10 mil em livros “decorativos”. pic.twitter.com/MlCiatzBTm
— poponze (@poponze) July 31, 2025