Raiva e vingança: pesquisadores acham papiro que revela um Jesus diferente; entenda

Um papiro encontrado em uma biblioteca alemã revelou um Jesus diferente do tradicionalmente conhecido. A descoberta foi feita por Lajos Berkes e Gabriel Nocchi Macedo, dois papirologistas que encontraram o manuscrito de 1.600 anos contendo uma narrativa sobre a infância de Jesus Cristo. “Não é uma história nova, não é uma história autêntica sobre Jesus”, explicou Berkes, professor da Universidade Humboldt, de Berlim.
O manuscrito, conhecido como “Evangelho da Infância” ou “Evangelho de Pseudo-Tomé”, é um texto apócrifo rejeitado pela Igreja e não incluído no Novo Testamento. Entre os fragmentos, há uma história em que o jovem Jesus, aos cinco anos, molda figuras de pássaros com argila e as traz à vida. Esse evangelho, popular na Alta Idade Média, retrata Jesus com explosões de raiva e vingança, punindo crianças e adultos que o aborrecem, o que contrasta com a imagem usualmente bondosa e amorosa de Cristo.
Os pesquisadores planejam uma revisão completa do manuscrito e uma nova tradução, visando entender melhor a linguagem e o valor estilístico do texto original. “O registro e valor estilístico do texto grego original era muito mais elevado do que se pensava”, comentou Berkes.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link