Raoni melhora da tosse e evolui após nova hemorragia digestiva

O cacique Raoni Metuktire apresenta melhora progressiva, conforme boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13). O líder kayapó se recupera de um segundo quadro de hemorragia digestiva durante a internação no Hospital São Paulo, da Unifesp, onde está desde junho.
Raoni teve novo sangramento na última sexta-feira (10), e os médicos controlaram o quadro. Segundo o hospital, ele está consciente, responde a comandos, respira em ar ambiente, aceita alimentação por via oral e teve melhora da tosse. Em 30 de junho, ele já havia apresentado sangramento no estômago e no duodeno, passou por endoscopia e ficou em observação na UTI até 6 de julho, quando seguiu para uma enfermaria.
O cacique saiu de Sinop, em Mato Grosso, para continuar o tratamento de saúde e o acompanhamento cirúrgico em São Paulo, sob os cuidados do cirurgião Franz Robert Apodaca Torrez, professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. A nova internação ocorreu menos de um mês após alta do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros; em maio, Raoni havia sido hospitalizado por mal-estar clínico e complicações respiratórias e gastrointestinais. Reconhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e dos povos indígenas, ele ganhou notoriedade nos anos 1970 ao se posicionar contra a Transamazônica durante a ditadura militar.
