“Rap do feio”: Globo é condenada a pagar R$ 220 mil a produtor do “Domingão” alvo de piadas

A Justiça do Trabalho condenou a Rede Globo a pagar indenização por danos morais de R$ 220 mil ao produtor Renato Moreira de Lima, que atuou no programa “Domingão do Faustão”. A sentença reconheceu que o profissional foi alvo recorrente de interações e brincadeiras exibidas ao vivo durante o programa apresentado por Fausto Silva.
Entre os episódios citados no processo está o quadro intitulado “Rap do Feio”, no qual o produtor foi exposto publicamente em razão de sua aparência física: “Ele [Renato] pensava em ser galã de Malhação, não conseguiu e acabou no Domingão”, disse Faustão. A decisão judicial também descreve outras situações constrangedoras, como a imposição para que Renato colocasse “uma bexiga em sua região genital para ser estourada por um malabarista com uma bicicleta”, conforme consta nos autos.
Na sentença, a juíza afirmou que “o fato de haver proximidade ou amizade no ambiente laboral não concede salvo-conduto para que, no exercício da função, o superior hierárquico ou apresentador principal do programa exponha o subordinado, tecendo comentários sobre a aparência física ou piadas de cunho depreciativo”. A Globo alegou que não houve assédio moral e que as participações eram espontâneas, mas o argumento não foi acolhido. Além da indenização, a emissora também foi condenada ao pagamento de horas extras e outros direitos trabalhistas.
