Apoie o DCM

Raul Castro se hospeda na Granja do Torto e oposição critica ‘deferência’

O presidente de Cuba, Raúl Castro, ofereceu ontem (quinta-feira, 17) um jantar de confraternização na Granja do Torto, residência de campo do governo brasileiro em Brasília. Participaram do encontro festivo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e diplomatas dos dois países.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Secretaria de Imprensa do Planalto informou que “despesas relativas à estadia” foram bancadas pelo governo cubano. “A Presidência da República apenas cedeu a hospedagem ao presidente de Cuba, Raúl Castro. Todas as despesas relativas à estadia ficaram a cargo do governo cubano”, destacou o comunicado. Procurada para comentar sobre a recepção na Granja do Torto, a embaixada de Cuba em Brasília não retornou o contato.

Fontes do governo brasileiro disseram que Raúl Castro trouxe de Havana e da embaixada de Cuba o pessoal que trabalhou no jantar, especialmente o cozinheiro – medida considerada de segurança.

Raúl Castro veio ao Brasil para o encontro dos Brics e da Unasul. Na tarde desta quinta-feira, o Planalto já havia divulgado, também em nota, que o dirigente cubano pediu estadia na Granja do Torto. Os demais chefes de Estado que estiveram na capital federal ficaram em embaixadas e hotéis da cidade.

Líderes de partidos de oposição na Câmara dos Deputados questionaram a hospedagem de Castro na Granja do Torto. A oposição pretende pedir informações ao Itamaraty e à Secretaria-Geral da Presidência da República sobre a deferência ao líder cubano.

Saiba Mais: estado de minas

estado de minas