Governo vai dar reajuste salarial a servidores e tirar recursos de outras áreas

Nesta quarta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro ordenou à equipe econômica para planejar a proposta de um aumento linear de 5% para todos os servidores públicos federais. A informação foi dada pela jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, e confirmada pelo DCM.
Assim que tiver a proposta na mão, o chefe do executivo federal fará o anúncio oficial do reajuste abaixo da inflação e linear. No entanto, técnicos do governo deixam claro que o governante é imprevisível e pode mudar de ideia a qualquer minuto.
Bolsonaro se reuniu com Paulo Guedes hoje no Palácio do Planalto. O objetivo é anunciar o mais rápido possível a medida para acalmar os servidores, que estão fazendo forte pressão por aumento salarial.
Agora a preocupação da equipe econômica é com as contas públicas. Ficou definido que cortes serão feitas em outras áreas para poder realizar o aumento. Não se sabe ainda se os pagamentos aos servidores começarão em julho deste ano ou apenas a partir de 2023.
Bolsonaro queria dar aumento apenas aos policiais
No começo do ano, Bolsonaro tentou ao máximo dar reajuste salarial apenas aos policiais federais. Seu principal objetivo era se reaproximar da categoria que o apoiou em 2018. No entanto, acabou não tendo sucesso, já que outros setores resolveram protestar.