Apoie o DCM

Rebeldes ignoram cessar-fogo e atacam tropas na Ucrânia

 

Poucas horas após o início do cessar-fogo unilateral anunciado pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, Kiev afirmou neste sábado (21/06) que os separatistas pró-Rússia continuam a atacar as tropas do governo no leste do país.

Segundo guardas da fronteira, três soldados ficaram feridos em um ataque durante a noite na região de Donestk. O comunicado do governo afirmou ainda que as tropas ucranianas precisaram abrir fogo contra os rebeldes para se defender dos ataques. O cessar-fogo era o primeiro passo de um plano de paz anunciado por Poroshenko.

Um dia após ter confirmado o envio de reforço militar para a fronteira com a Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou em alerta máximo as tropas estacionadas desde a região do rio Volga até os montes Urais.

“De acordo com a ordem, as tropas da região militar central, bem como as formações e unidades militares, estão em alerta total de combate”, afirmou o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, à agência russa de notícias Interfax.

As tropas foram colocadas em alerta depois de Putin ter ordenado exercícios militares a partir deste sábado até 28 de junho. Esse período corresponde exatamente à duração do cessar-fogo anunciado pelos ucranianos.

 

SAIBA MAIS

DW