Apoie o DCM

Record demite vítimas de assédio e causa insegurança nos bastidores; entenda

Rhiza Castro e Elian Matte, demitidos da Record após denunciar assédio. Foto: reprodução

Nos bastidores da Record, uma série de denúncias de assédio tem gerado desconforto entre os funcionários. Além do receio de serem vítimas de abuso, há também a preocupação com possíveis demissões, segundo o site Notícias da TV. O fato é que, nos últimos anos, as vítimas que denunciaram seus casos acabaram sendo dispensadas pela empresa.

O caso mais recente ocorreu na última terça-feira (23), quando Elian Matte tornou pública sua demissão. O repórter, que fazia parte da equipe do Câmera Record, havia denunciado o diretor de Recursos Humanos Márcio Santos por assédio sexual em novembro de 2023. Ele alegou ter sido vítima de retaliação.

Santos havia sido demitido dias antes, após ser indiciado pela Polícia Civil de São Paulo. Ele estava afastado do trabalho desde o início das investigações sobre a denúncia de assédio. Inicialmente, estava previsto que ele permaneceria vinculado à Record por mais um ano, mas o desenrolar do caso levou a emissora a optar por sua demissão.

Um caso semelhante ocorreu em janeiro do ano passado, quando a jornalista Rhiza Castro foi dispensada dois dias após afirmar ter sido assediada por um diretor da Record News. Na ocasião, a jornalista manifestou receio de denunciar o assédio e não receber apoio da empresa. A justificativa apresentada para sua demissão foi “corte de gastos”.

Os desdobramentos desses casos têm causado apreensão entre os funcionários. Segundo fontes, há um clima de receio em relação à possibilidade de sofrer assédio na empresa, não apenas pela situação em si, mas também pelo temor de perder o emprego.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link