Apoie o DCM

Rede de supermercados é condenada a pagar multa de R$ 20 milhões por racismo

Local onde homem negro foi algemado e mantido sob cárcere privado. Foto: Divulgação

A rede Mateus Supermercados foi condenada a pagar uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 20 milhões pelos crimes de racismo, tortura e cárcere privado contra um homem negro de 35 anos. O caso ocorreu na filial do supermercado de Santa Inês (MA) em dezembro de 2021.

Segundo a ação movida pelo Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Pe. Josimo, após comprar dois quilos de frango e pagar, a vítima foi abordada pelo segurança ao tentar deixar a loja com a nota fiscal. O homem foi mantido em cárcere privado por quatro horas no almoxarifado do estabelecimento, onde foi algemado a uma barra de ferro e torturado com um pedaço de madeira. Quatro funcionários envolvidos foram presos pela Polícia Militar à época.

De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) anexado ao processo, a vítima apresentava marcas vermelhas no pulso e no rosto após o episódio. A ação também aponta outras ocorrências de tortura no estabelecimento no mesmo ano.

“A empresa, ao agir de forma discriminatória, não só desrespeita a dignidade de cada indivíduo atacado, mas também infringe princípios básicos de igualdade e justiça”, escreveu o juiz na sentença publicada nesta quarta-feira (3), Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link