Rede privada de hospitais recusa atendimento de pacientes com coronavírus

Do UOL:
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou hoje ser “inadmissível” que hospitais da rede privada recusem atendimento a pacientes com coronavírus ou façam a transferência deles para hospitais públicos com o objetivo de não manter na unidade um caso da doença.
“Não tem porque ele [hospital privado] não atender um paciente que precisa de atendimento intensivo só porque tem coronavírus. Não vamos permitir que isso continue ocorrendo, de os hospitais privados fazerem o primeiro atendimento e transferirem para a unidade pública, não vamos aceitar”, disse Gabbardo.
(…)
Gabbardo fez a afirmação durante coletiva de imprensa sobre a situação do coronavírus no país, ao ser perguntado sobre o caso da paciente internada em Brasília.
A paciente, uma mulher de 52 anos, foi transferida na última quinta-feira (5) de um hospital privado para o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), referência na rede pública do Distrito Federal para atendimento dos casos de coronavírus.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde disse não conhecer detalhes do caso em Brasília e fazer a afirmação de forma genérica, sobre eventuais situações semelhantes.
“Eu não vou falar sobre o caso específico do Distrito Federal, mas de uma forma genérica. Isso que aconteceu aqui em Brasília é inadmissível, nós não aceitamos, e não vamos concordar que isso possa ser feito. O plano de saúde, o hospital privado que atendeu o paciente, está preparado para atender um paciente grave em UTI”, disse Gabbardo.
(…)