Apoie o DCM

Redes sociais batem recordes de audiência na Copa

Tanto no Facebook como no Twitter, a Copa 2014 é o evento mais comentado da história. Na TV aberta brasileira, a audiência cresceu 29% entre a Copa de 2010 e esta. Na TV paga, a audiência média por jogo triplicou. Vejamos alguns detalhes de cada tipo de mídia:

O Facebook registrou 1 bilhão de interações entre usuários desde o início da Copa do Mundo. É a primeira vez que essa marca é atingida, o que torna a Copa o evento mais popular em toda a história da rede social.

Nessa conta, o Facebook inclui publicações de usuários, curtidas e comentários. Só o jogo entre Brasil e Chile, no dia 28, levou 31 milhões de pessoas a realizarem 75 milhões de interações desse tipo.

No Brasil, o país com mais atividade na rede durante o jogo, 11 milhões de pessoas interagiram 30 milhões de vezes no Facebook. O segundo país onde houve mais atividade foi Estados Unidos, o que é mais uma evidência de que o futebol vem crescendo em popularidade lá.

A Copa ainda não terminou, mas o Twitter já prevê que ela será o evento mais tuitado da história, superando as Olimpíadas de 2010. Só na primeira fase, foram 300 milhões de tuítes sobre a Copa.

O Twitter vem registrando uma sucessão de picos de audiência no mundial. O recorde, até agora, é da partida entre Brasil e Chile, que terminou com a vitória da seleção brasileira na decisão por pênaltis.

Foram 16,3 milhões de tuítes durante o jogo. O último pênalti perdido pela seleção chilena gerou 389 mil mensagens em apenas um minuto, segundo o Twitter.

Saiba Mais: exame