Apoie o DCM

Referência na luta por direitos humanos, morre Irmã Henriqueta aos 64 anos

Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, conhecida como Irmã Henriqueta. Foto: Reprodução/Instagram

Morreu neste sábado (10), aos 64 anos, Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, conhecida como Irmã Henriqueta, referência nacional na defesa dos direitos humanos no arquipélago do Marajó, no Pará. A ativista não resistiu a um acidente de carro ocorrido na BR-230, a rodovia Transamazônica.

A tragédia aconteceu por volta das 17h30, no km 135,8 da estrada, enquanto Irmã Henriqueta viajava de Campina Grande para João Pessoa, na Paraíba. O veículo em que ela estava capotou e outras três pessoas ficaram gravemente feridas, sendo encaminhadas ao Hospital de Trauma de Campina Grande.

O corpo da religiosa será levado para Belém, onde ocorrerá o velório, e o sepultamento está previsto para a cidade de Soure, no Marajó. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as cerimônias fúnebres.

Presidente do Instituto de Direitos Humanos Dom José Luiz Azcona, Irmã Henriqueta dedicou a vida à proteção de crianças e adolescentes, especialmente no combate à violência sexual na região amazônica. A atuação lhe rendeu reconhecimento público, homenagens de autoridades e prêmios, além de ter sido retratada em obras audiovisuais inspiradas em sua trajetória.