Apoie o DCM

Regulamentação da imprensa: Jornalista desmente extrema-direita

Leandro Demori regulamentação da imprensa
Leandro Demori falou sobre a regulamentação da imprensa

O jornalista Leandro Demori usou seu perfil do Twitter para desmentir fake news criadas pela extrema-direita sobre a regulamentação da imprensa. Recentemente, apoiadores de Bolsonaro acusaram Lula de querer censurar a imprensa. O ex-presidente falou sobre o tema. Por conta disso, Demori explicou a importância do assunto com argumentos sólidos.

“Eu morei na Italia. Lá tinha regulamentação da imprensa. Na França, idem, onde a lei proíbe que o mesmo grupo controle mais do que 30% da mídia impressa diária.  Alemanha, Espanha, Portugal e Países Baixos”, iniciou.

“Nos EUA, a lei coibe a propriedade cruzada, impedindo que uma mesma pessoa física ou jurídica possua diferentes mídias eletrônicas ou impressas em um mesmo mercado, pra evitar concentração”, prosseguiu.

“Na Alemanha, aliás, os principais meios são de editores “puros”, que é a tese que eu mais gosto. O que são editores puros? São editores que têm empresas APENAS de mídia. Na Itália, na França e no Brasil, famílias detêm meios de comunicação e bancos, construtoras… Isso é péssimo”, detalhou.

“Péssimo porque a atividade de imprensa é muito pouco lucrativa. Logo, os veículos são usados para atender os interesses do banco, da construtora…”, explicou. “Em nenhum desses países a regulamentação é perfeita. Mas pior do que uma regulamentação imperfeita é não ter regulamentação nenhuma.”, completou.

“Eu já fui contra. E entendo que essa discussão precisa ser feita quando nossa democracia estiver saudável de novo, para não descambar em abusos. Mas é necessário falar sobre o tema, sim”, concluiu.

Regulamentação da imprensa

Em 2018, a regulamentação da imprensa foi defendida por Fernando Haddad (PT), candidato a presidência na época. Ele explicou que o projeto era uma mistura de leis do Reino Unido e Estados Unidos, duas das maiores democracias do mundo.

Confira os tuítes do jornalista abaixo: