Apoie o DCM

Rei Charles tira todos os títulos do irmão Andrew e o expulsa de residência real

O rei Charles 3º e seu irmão caçula, Andrew. Foto: Divulgação

O rei Charles 3º retirou todos os títulos e privilégios de seu irmão caçula, Andrew, em meio à pressão crescente sobre o Palácio de Buckingham. O duque de York perde oficialmente o status de príncipe e o tratamento de “Sua Alteza Real”.

A decisão foi enviada ao Lorde Chanceler por meio de mandados reais e determina também a exclusão de Andrew da Ordem da Jarreteira e da Real Ordem Vitoriana, duas das mais altas honrarias da monarquia britânica.

Além das perdas protocolares, ele foi despejado da residência oficial Royal Lodge, onde morava desde 2003 sob um contrato de locação que venceria apenas em 2078. O Palácio confirmou que ele recebeu notificação para deixar o imóvel e se mudará para uma acomodação particular em Sandringham. Sarah Ferguson, ex-mulher de Andrew, também deixará a propriedade.

O comunicado oficial ressalta que, embora ele continue negando as acusações de abuso, “Suas Majestades expressam condolências às vítimas e sobreviventes de todas as formas de abuso”. A decisão encerra um impasse que se arrastava há meses e ocorre após novas revelações sobre o vínculo de Andrew com o criminoso sexual Jeffrey Epstein.