Reino Unido detecta 9 casos da variante brasileira da covid e 77 da sul-africana

O Reino Unido detectou nove casos da variante brasileira do novo coronavírus e 77 infectados pela linhagem sul-africana do Sars-CoV-2, anunciou o ministro da Saúde britânico neste domingo. Matt Hancock reforçou os apelos para que a população siga estritamente as regras de lockdown como a melhor precaução contra a versão britânica, potencialmente mais mortal.
Hancock disse que todos os pacientes que contraíram a variante brasileira e a sul-africana estão sob observação.
— Eles estão sendo monitorados muito de perto e aprimoramos o rastreamento de contatos para fazer tudo o que pudermos para impedir que se espalhem — disse o ministro durante uma entrevista à BBC.
O professor Anthony Harnden, de Oxford, vice-presidente de um comitê científico sobre vacinação que assessora o governo, disse que as variantes sul-africana e brasileira eram motivo de preocupação porque as vacinas contra o coronavírus podem não ser eficazes contra elas.
— As novas variantes no exterior são uma preocupação real. Na África do Sul e na Amazônia brasileira, há indícios de que haverá escape (resistência do vírus) da vacina — disse ele à Sky News, acrescentando que novas variantes continuarão aparecendo em todo o mundo.
O Reino Unido tem o maior número de mortos na Europa em razão da Covid-19, perto de 100 mil, e foi mantido sob lockdown pela maior parte de janeiro com hospitais lutando para lidar com um número recorde de pacientes gravemente enfermos.
(…)