Apoie o DCM

Reitora da Ufersa tem doutorado cassado pela UFRN por plágio

Professora Ludimilla Oliveira. (Foto: Reprodução)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cassou o título de doutorado da professora Ludimilla Oliveira, reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), por constatar plágio na tese de conclusão da pós-graduação dela na área de arquitetura e urbanismo.

Ela foi nomeada para o cargo de reitora da Ufersa em agosto de 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro(PL). O processo administrativo na UFRN foi aberto no mesmo ano, em novembro, após denúncia feita à ouvidoria da instituição.

A decisão sobre a cassação foi assinada pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz, na sexta-feira (2). “A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu manifestação na Ouvidoria e realizou os encaminhamentos necessários. O processo foi finalizado com a decisão, que acompanha o relatório conclusivo da Comissão de Processo Administrativo, após parecer da Procuradoria Federal”, informou a instituição.

Segundo a decisão do reitor, a comissão formada na universidade para apurar a denúncia apontou que, somados os trechos com plágio e as citações diretas devidamente registradas, “44% das palavras contidas na obra (da introdução às considerações finais) não foram redigidas pela autora”.

A comissão considerou que Ludimilla incorreu na falta descrita no Regimento da UFRN como “prática de atos incompatíveis com o decoro ou a dignidade da vida universitária” e recomendou a cassação do título. A procuradoria federal também deu parecer favorável à medida.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link