Apoie o DCM

Reitores pedem ajuda do Ministério Público para conter intolerância em universidades

A Coluna Painel de Daniela Lima na Folha de S.Paulo informa que, diante das cenas de intolerância em universidades, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior chamou reunião plenária e pediu auxílio ao MPF para conter “ações e atitudes incompatíveis com o mundo civilizado”. Procuradores se comprometeram a processar quem incentive confronto ou promova ofensas nos campi. “A orientação é buscar o diálogo, sempre. Mas não se pode compactuar com o erro”, disse o presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte.

De acordo com a publicação, segundo o presidente da Andifes, o Ministério Público Federal se colocou à disposição da “defesa da democracia dentro das instituições”. “Se tem gente indo armada à universidade, vai responder internamente e na Justiça”, concluiu Centoducatte.

Durante a reunião, reitores se queixaram do tom beligerante “dos que estão liderando, contra a imprensa e contra a universidade”. Avaliaram que, sem uma moderação, pode haver escalada de atos de violência, completa a Folha.

Quatro jovens aparecem armados em foto clicada em sala da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), da Universidade de São Paulo. (Foto: Reprodução)