Apoie o DCM

Renan Calheiros indica que não vai se opor à candidatura de Simone Tebet na convenção do MDB

Renan Calheiros falando para a câmera, de óculos, camisa branca e paletó cinza
Foto: Reprodução/TV Cultura

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou ao Painel que não apresentará resistência na convenção nacional do partido à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. O político vinha dizendo que a candidatura de Tebet só traria perdas ao MDB e chegou a afirmar em uma entrevista que, se fosse preciso, faria uma “guerra íntima” para que ela não participasse da disputa ao cargo mais alto do governo.

Agora, de acordo com ele, a sinalização de que o MDB não retaliará os diretórios que optarem por apoiar outros candidatos “desfaz a disputa” no colegiado, segundo informações da Folha de S. Paulo.

“A resistência era porque uma candidatura sem competitividade prejudica o desempenho do partido e repete o que aconteceu na última eleição”, declarou o senador, se referindo às disputas de 2018, quando o desempenho de Henrique Meirelles fez com que a bancada de deputados federais reduzisse à metade e, com apenas 34 eleitos.

“Você tinha muitos diretórios que entendem que candidatura própria só [deve existir] com competitividade, com mudança do cenário das pesquisas”, completou.

No MDB, Renan Calheiros vinha sendo a liderança mais forte na oposição à candidatura de Simone Tebet e declarava que 13 diretórios eram favoráveis ao apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. Porém, interlocutores de Baleia Rossi, presidente do partido, afirmam que já havia uma sinalização tácita de que o MDB não retaliaria quem não apoiasse a senadora por conta de arranjos locais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link