Apoie o DCM

Renan já indica sucessores de Temer

Do Valor:

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, deu sinais nesta terça-feira que avança a articulação pela renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Em entrevista à rádio Gaúcha, Renan cobrou que Temer “facilite uma solução” à crise política aprofundada após vir à tona o conteúdo da delação dos irmãos Batista, donos da JBS, na semana passada.

O senador aproveitou a oportunidade para aventar nomes de substitutos ao presidente. Citou a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o ministro do STF Gilmar Mendes, o ex-ministro do tribunal Joaquim Barbosa, o ex-ministro Nelson Jobim, a senador Kátia Abreu (PSD) e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB).

“Não será por falta de nomes que vamos deixar de escolher, no curto prazo, um presidente e um vice-presidente da República”, afirmou Renan. “A circunstância [de Temer] está muito difícil e tende a se agravar. Acredito que, no desdobramento dessa crise, Temer vai entender o seu papel na história, vai facilitar uma solução.”

Questionado, o líder disse não ter conversado com o presidente sobre essa sua opinião, mas que o fará “se houver necessidade”. “Quanto mais demorar esse encaminhamento, mais difícil para o país.”

Na visão de Renan, por conta dessa urgência, não é o caso de instalar um processo de impeachment contra Temer. “Impeachment não é a solução. A solução seria negociada.”