Apoie o DCM

Resgatados em condição de escravidão, trabalhadores em obra da Aeronáutica comiam formigas

Relatório fotográfico das condições de alojamento dos operários da empresa SHOX DO BRASIL CONSTRUÇÕES LTDA. Na foto hall de acesso ao alojamento: ausência de limpeza e muito lixo espalhado pelo local. – Reprodução / Relatório​

Da Folha:

O grupo móvel de combate ao trabalho escravo, que inclui auditores fiscais do trabalho e MPT (Ministério Público do Trabalho), fez o resgate de sete trabalhadores em condições análogas à escravidão. Eles eram responsáveis pela construção de um hangar dentro de uma unidade da Aeronáutica.

Os operários atuavam para uma empreiteira contratada pela Força Aérea para erguer uma estrutura metálica na Base Aérea de Anápolis (GO), a 150 quilômetros de Brasília. (…)

Na casa onde foram instalados, os auditores fiscais e procuradores do trabalho encontraram falta de condições mínimas de acomodação e de higiene, além da falta de comida.

Os documentos da fiscalização feita registram que os operários, levados de outros estados para a cidade em Goiás, tiveram de recorrer à fritura de formigas tanajuras para matar a fome. Imagens foram anexadas aos documentos. Os trabalhadores também afirmaram em depoimento que precisaram usar esse recurso alimentar.

(…)