Responsáveis por mina de carvão que explodiu na Turquia são presos
A imprensa turca noticiou que foram detidos pela polícia diversos responsáveis pela mina de carvão da localidade de Soma, palco do desastre que custou 301 vidas, cinco dias atrás.
Consta que foram presas 18 pessoas, entre as quais alguns empresários da operadora da mina. A detenção veio de forma inesperada, já que, ainda na véspera, o governo em Ancara exonerava de culpa a empresa mineradora, afirmando que ela cumprira todas as exigências de segurança.
A polícia de Soma, no oeste da Turquia, isolou a localidade neste sábado, depois que as equipes de resgate retiraram os últimos dois corpos de sob os destroços da mina de carvão que desabou na noite da última terça-feira, após explosão seguida de incêndio.
O governador da região proibiu protestos em massa depois dos severos choques entre manifestantes e policiais, na sexta-feira. Foram montados pontos de controle nas principais vias de acesso a Soma, enquanto forças de segurança patrulhavam a cidade devastada pelas manifestações.
A agência de notícias turca Dogan registrou a prisão de 36 pessoas, inclusive oito advogados, durante o bloqueio policial, por suspeita de estarem organizando novos protestos.
SAIBA MAIS