Ressentido, Tas espalha fake news sobre ligação de Lula para Obama

Desonesto, o apresentador Marcelo Tas tentou surfar na onda de ódio contra o ex-presidente Lula, após entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo no programa ‘O É da Coisa’.
Uma declaração foi usada para espalhar fake news sobre o petista, que num determinado momento da entrevista citou uma conversa que teve com Barack Obama, então presidente eleito dos EUA, quando ocorreu a quebra do banco Lehman Brothers.
Internautas inventaram que o ex-presidente mentiu sobre a conversa porque, naquela época, o presidente dos Estados Unidos era George W. Bush. Mas uma matéria da Folha de novembro de 2008 mostra que Obama falou com Lula após ser eleito e até aceitou um convite dele para visitar o Brasil.
Diversos jornalistas de direita acreditaram na informação falsa, incluindo Tas.
Em seu Twitter, o apresentador fez uma crítica arrogante e descabida a Lula, pedindo que ele “se dê ao respeito”.
“Nesta ocasião, o Obama não era presidente, ex-presidente. Você é tão acostumado a não ser questionado que mente e nem sente. Sua ‘marolinha’, além da cooptação do seu governo com empreiteiras destruiu a vida de muitos. Tenha coragem de encarar os fatos. Se dê ao respeito”, disse ele, tentando lacrar.
Nesta ocasião, o Obama não era presidente, ex-Presidente. Você é tão acostumado a não ser questionado que mente e nem sente. Sua "marolinha", além da cooptação do seu governo com empreiteiras destruiu a vida de muitos. Tenha coragem de encarar os fatos. Se dê ao respeito. https://t.co/dozwepzlkX
— Marcelo Tas (@MarceloTas) April 2, 2021