Apoie o DCM

Retirada dos direitos trabalhistas tem aumentado pobreza e desigualdade no Brasil, alerta deputado do PT

Vicentinho. Foto: Lula Marques

DO PT NA CÂMARA

O deputado Vicentinho (PT-SP) afirmou na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (5), que as medidas adotadas no Brasil nos últimos anos pelos governos Temer e Bolsonaro – de retirada de direitos dos trabalhadores – tem aumentado a pobreza extrema e a desigualdade social no País. O parlamentar ressaltou que a única saída para a atual crise econômica e social brasileira é a volta do modelo de desenvolvimento adotado pelos governos de Lula e Dilma, e não com menos direitos para a classe trabalhadora, a exemplo da Medida Provisória 905, do governo Bolsonaro.

“Essa política atual está empurrando para as ruas trabalhadores, pessoas de bem, que por falta de emprego e condições de ter uma vida minimamente digna com suas famílias, acaba se abrigando nos viadutos e calçadas como temos visto diariamente, principalmente, nas grandes cidades”, ressaltou.

(…)

O deputado Vicentinho também acusou o governo Bolsonaro de promover mais ataques aos direitos dos trabalhadores, com a apresentação da Medida Provisória 905, que institui a carteira de trabalho verde amarela, que permite a contratação com menos direitos.

“A MP 905/2019, nada mais é do que o aprofundamento da Reforma Trabalhista da forma mais perversa que se possa imaginar, para ampliar a precarização do trabalho no País. Ao contrário do que o governo diz, essa medida não deve criar vagas na quantidade e qualidade necessárias. Ela tende a promover a rotatividade, com o custo adicional de reduzir direitos e ter efeitos negativos para a saúde e segurança das trabalhadoras e trabalhadores desse País”, alertou.

(…)