Revista científica tira 34 artigos de pesquisador brasileiro do ar e investiga outros 13

A revista científica Elsevier decidiu retirar do ar pelos menos 34 artigos científicos do biólogo brasileiro Guilherme Malafaia, do Instituto Federal Goiano, após identificar a inclusão de informações fictícias. O número pode aumentar, já que o veículo investiga outros 13 textos.
Os artigos foram publicados no Stoten (Science of the Total Environment), um dos periódicos da revista. A Elsevier relatou que o pesquisador usou informações falsas de pareceristas que teriam revisado os textos, usando contas de e-mails erradas.
Um dos cientistas citado como revisor dos artigos afirmou à Folha de S.Paulo que sequer sabia que seu nome havia sido utilizado. Outros três nomes negaram à editora participação nos artigos do pesquisador.
Malafaia negou as acusações e afirmou que não teve espaço para ampla defesa. O pesquisador relata que um representante da Elsevier solicitou informações sobre os revisores em julho deste ano e deu um prazo de 14 dias para resposta. Ele então pediu mais tempo, mas alega ter sido ignorado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line