Apoie o DCM

Revista Nature detona Bolsonaro: O “Trump tropical” desencadeia crise sem precedentes para a ciência brasileira

Revista Nature detonando Bolsonaro. Foto: Reprodução

O jornalista Jeff Tollefson detona Bolsonaro em uma reportagem na revista Nature, uma das principais publicações científicas internacionais. Leia alguns trechos:

Quando o neurocientista Sidarta Ribeiro apresentou uma prévia de um relatório sobre o terrível estado da pesquisa no Brasil em uma reunião de uma importante sociedade científica em 23 de julho, vários militares do governo entraram na sala e começaram a filmar. Alguns na platéia tomaram as ações desses soldados como uma demonstração de intimidação.

“Talvez esses caras fossem apenas soldados que querem aprender sobre ciência”, diz Ribeiro, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Ele coordenou a análise em nome da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que sediou a reunião e encomendou o relatório. Mas não parecia que eles estavam lá por curiosidade, diz Ribeiro.

O incidente é o mais recente exemplo das crescentes tensões entre os cientistas do país e a administração do presidente Jair Bolsonaro. Desde que Bolsonaro assumiu o cargo, em janeiro, os pesquisadores brasileiros enfrentaram cortes no financiamento e repetidas tentativas do governo de reverter as proteções ao meio ambiente e às populações indígenas. Autoridades do governo bloquearam a divulgação de um relatório do ministério sobre o uso de drogas no Brasil. E eles questionaram outros trabalhos de cientistas do governo, incluindo, mais recentemente, relatórios de desmatamento por uma agência nacional. O chefe dessa agência já foi demitido.

“Estamos preocupados com a própria democracia”, diz Sérgio Rezende, físico da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, e membro da comissão que redigiu a análise da SBPC.

(…)