Ricardo Kotscho: “Bolsonaro leva disputa política às ruas”

Da Coluna do Ricardo Kotscho no UOL:
Começa amanhã, Dia Internacional da Mulher, a temporada de protestos a favor e contra o governo marcados para o mês de março.
O que podemos esperar dessa volta do povo às ruas, após um longo período de hibernação, em que a disputa política se limitou ao Fla-Flu das redes sociais?
(…)
A se medir pelas manifestações nas redes sociais, a mobilização é maior do lado do governo, para o ato pró-Bolsonaro do dia 15, que ganhou um impulso com as declarações do general Augusto Heleno contra o Congresso em que sugeriu ao presidente chamar o povo às ruas para poder governar.
Como todo protesto, por princípio, tem que ter um inimigo a combater, o principal alvo dos bolsonaristas é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia — ironicamente, o principal responsável pela única conquista do governo até agora, a aprovação da Reforma da Previdência.
Do lado da oposição, o que não falta são bandeiras e inimigos declarados, mas até agora não se vislumbra uma palavra de ordem unificada nos três protestos programados capaz de fazer as pessoas saírem de casa. Não tem nada previsto de “Fora, Bolsonaro”, nem “Impeachment Já”. São demandas genéricas em favor da democracia.
(…)