Apoie o DCM

Rio vive colapso inédito no fornecimento de combustíveis, diz sindicato dos donos de postos

De Cristina Boeckel do G1 Rio.

Rio de Janeiro vive o maior colapso na história do abastecimento de combustíveis da cidade, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro. Os problemas se devem ao quarto dia de paralisações dos caminhoneiros no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a entidade, em outras paralisações os problemas eram pontuais. Porém, a cidade enfrenta agora uma falta de abastecimento generalizada.

A cidade do Rio possui cerca de 850 postos de combustíveis. No meio da manhã, já eram 120 estabelecimentos com as bombas completamente vazias. A previsão do sindicato é que, até o fim do dia, 50% dos postos não tenham nenhum tipo de combustível para vender.

“Acredito que até o fim da noite o problema venha a atingir 70% dos postos, 50% deles completamente secos”, explicou Antônio Barbosa Ferreira, presidente do sindicato.

Segundo ele, o estoque médio de cada posto costuma durar cerca de três dias e o problema começou a se agravar porque os caminhões não chegam para abastecer.

Ainda de acordo com a entidade, a procura por gasolina e etanol é maior na Zona Sul, porque houve uma restrição de entregas. A maioria dos postos foi abastecida pela última vez no sábado (19).

(…)

Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Foto: Wikimedia Commons