Apoie o DCM

RJ: deputado bolsonarista acusa coronel da PM de “resistência e discriminação”

Marcelo Dino com Flávio e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

O deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Dino (União), da base do governo Cláudio Castro, enviou um ofício à Polícia Militar acusando o coronel Fábio Reis, comandante do 15º BPM, de promover “resistência e discriminação” contra ele. O parlamentar bolsonarista alega que o oficial tem negado apoio a suas fiscalizações.

“Hoje eu não consigo o auxílio da polícia militar para entrar em qualquer lugar. Como eu não vou ter o apoio da polícia?”, questionou Dino na documentação. As críticas expõem uma disputa política na cidade, relacionada a programas de segurança da prefeitura em áreas de influência do deputado.

Em resposta, o coronel Fábio Reis negou as acusações em ofício enviado à cúpula da PM. Ele afirmou ao Extra que atende todas as demandas do deputado “nos limites da legalidade e da técnica policial”, seguindo diretrizes como a ADPF das Favelas. O oficial destacou a necessidade de um prazo de 24 horas para planejar operações com segurança. “O 15º BPM permanece à disposição para colaborar com todas as ações institucionais de interesse público”, concluiu.

A prefeitura de Duque de Caxias, por sua vez, afirmou que seus programas de segurança são planejados com base em dados oficiais e em conjunto com o batalhão, visando pontos estratégicos para coibir a criminalidade. O caso revela um atrito entre forças políticas e a instituição policial no segundo maior colégio eleitoral do estado.