RJ: Operação policial chega a 22 mortos na Vila Cruzeiro; ação durou 12 horas
Na madrugada desta terça-feira (24), agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciaram operação na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, com o intuito de prender chefes do Comando Vermelho escondidos na Vila Cruzeiro. A operação resultou em confronto com a facção. Segundo a PM, 22 pessoas morreram com o tiroteio, numa ação que durou 12 horas.
Os policiais ainda disseram que 12 pessoas que morreram eram suspeitas, enquanto uma era moradora da região, Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, foi baleada e acabou falecendo no local. Os outros atingidos e que vieram a óbito não foram identificadas ainda.
Os confrontos se concentravam na parte alta da região, próximo a uma área de mata. Policiais apreenderam onze fuzis, quatro pistolas e uma granada. Além disso, segundo a Secretaria Municipal, 19 escolas do Complexo da Penha foram fechadas por causa da operação.
“Quatro horas da manhã começou operação aqui na Vila Cruzeiro. Muito tiro, mas muito tiro mesmo. Os policiais do Bope entraram aqui com vários carros. E a bala tá comendo”, afirmou um dos moradores.
“O objetivo ainda está mantido de buscar criminosos de outros estados que estão buscando abrigo aqui com essa facção criminosa, que opera na Vila Cruzeiro, no Jacarezinho, na Mangueira, na Providência e no Chapadão. Eles estão hospedando criminosos de outros lugares, entre eles, criminosos do Pará, que determinaram a morte de mais de 13 agentes públicos somente este ano”, disse o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM
O tenente-coronel comentou sobre a morte da moradora, e disse que o tiro veio do lado dos membros da facção. “Estamos falando de um confronto armado em que se usam armas de guerra, munições de alta velocidade, que cruzam longas distâncias. Segundo informações, ela teria sido atingida logo no início da operação quando criminosos estavam atacando os policiais. O sentido do tiro aponta para esse lado, a perícia já foi feita, já temos o corpo removido”, completou.