Robert De Niro acusa premiação de censurar seu discurso contra Trump: “Como ousam?”

O ator Robert De Niro expressou sua insatisfação no Gotham Awards 2023 ao perceber que seu discurso, que incluía críticas ao ex-presidente Donald Trump, foi censurado. Ao receber o prêmio especial em nome da equipe de “Assassinos da Lua das Flores”, De Niro notou que o texto no teleprompter era diferente do que ele havia preparado, decidindo ler o conteúdo original de seu celular.
No discurso, De Niro abordou questões como a distorção da verdade, disseminação de teorias da conspiração e o problema das “fake news”. Ele destacou uma polêmica situação na Flórida, onde os estudantes aprendem uma versão distorcida da história sobre os escravizados.
“O antigo presidente (Trump) mentiu mais de 30 mil vezes durante os seus quatro anos de mandato. E ele está mantendo o ritmo em sua atual campanha eleitoral. Mas com todas as suas mentiras, ele não consegue esconder sua alma. Ele ataca os fracos, destrói os bens da natureza e mostra desrespeito, por exemplo, usando ‘Pocahontas’ como um xingamento”, disse em um trecho do discurso.
Após sua fala, De Niro responsabilizou a Apple, produtora do filme, e os organizadores do evento pelo corte em suas palavras, manifestando sua insatisfação e recusando-se a agradecer pelo prêmio. “Como ousam cortar o meu discurso?”, reclamou no fim.