Apoie o DCM

Roberto Freire toma posse em cerimônia fechada

Do 247:

Em meio ao escândalo envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o deputado Roberto Freire (PPS) tomou posse nesta quarta-feira 23 como novo ministro da Cultura em cerimônia no Palácio do Planalto fechada à imprensa.

A informação de que a cerimônia seria fechada aos jornalistas foi comunicada somente hoje, mesma data da posse, procedimento incomum por parte do Planalto.

A cerimônia ser fechada também foge à tradição. Até então, no governo de Michel Temer, apenas o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, tomou posse em uma cerimônia fechada.

Freire assume a Cultura no lugar de Marcelo Calero, que pediu demissão na última sexta-feira acusando Geddel de pressioná-lo para atender a interesses particulares em Salvador. Geddel pediu a interferência de Calero junto ao Iphan para liberar uma obra embargada na capital baiana, onde ele tem um apartamento na cobertura de mais de R$ 2 milhões.

Geddel agora é alvo de processo na Comissão de Ética Pública da Presidência por cometer tráfico de influência e ter advogado em causa própria.