Apoie o DCM

Roberto Jefferson tem absolvição anulada e voltará a ser julgado por xingar Cármen Lucia

Ex-parlamentar ataca a ministra do Supremo em virtude de um voto proferido por ela no STF. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu retornar à primeira instância o processo do ex-deputado Roberto Jefferson e sua filha, a ex-deputada Cristiane Brasil na última terça-feira (16). Eles são acusados de injúria eleitoral contra a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

A decisão anula a sentença anterior que havia absolvido os dois, permitindo que o caso seja novamente julgado. O caso surgiu a partir de um vídeo gravado por Jefferson e publicado nas redes sociais de Cristiane, no qual ele atacava a ministra.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) argumentou que a ofensa foi veiculada por um meio que potencializa a sua divulgação e que continha menosprezo e discriminação em relação à condição de mulher. A juíza de primeira instância havia absolvido os denunciados devido à falta de depoimento da ministra, o que impedia a comprovação da ofensa à honra.

O procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt sustentou que os termos usados por Jefferson eram “excessivamente injuriosos” e atingiam não apenas a pessoa da ministra, mas também a instituição e as forças da democracia. A relatora do processo, Cláudia Bedotti, destacou a importância de respeitar o direito da ministra de não prestar depoimento, em conformidade com o direito das vítimas e o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link