Apoie o DCM

Robinho será julgado por juíza que inocentou Berlusconi por crime de corrupção

Do UOL

Robinho foi condenado em primeira instância a nove anos de prisão – Foto: Santos/ divulgação

 

Condenado em primeira instância a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, o atacante Robinho tem um dia decisivo amanhã (10). Ele e o amigo Ricardo Falco serão julgados, em segunda instância, por um colegiado composto por três juízas na primeira sessão penal do Tribunal de Apelação de Milão. A audiência está marcada para amanhã às 8h de Brasília (12h no horário italiano) e a sentença pode sair no final da tarde do mesmo dia.

Se forem condenados, Robinho e Falco ainda poderão apelar ao Tribunal de Cassação, a terceira instância da Justiça italiana, equivalente ao STJ brasileiro. Se eles forem absolvidos, o Ministério Público também poderá recorrer. Seria somente após um eventual julgamento em terceira instância que a pena aplicada poderia ser executada.

O colegiado que julgará Robinho amanhã é composto pelas juízas Chiara Nobili, Paola Di Lorenzo e Francesca Vitale, que presidirá a sessão. Vitale, de 52 anos, também é conhecida por ter atuado em um caso envolvendo o ex-primeiro-ministro italiano e ex-dono do Milan Silvio Berlusconi.

Em 25 de fevereiro de 2012, Beslusconi foi julgado pelo suposto pagamento de propina ao advogado britânico David Mills para que ele depusesse em seu favor em dois processos nos anos 90. Após duas horas na câmara do conselho, a juíza declarou “a necessidade de não prosseguir” com a sentença, pois “o delito se extingue por prescrição”. Berlusconi não foi inocentado pelo colegiado, mas a juíza declarou que, caso o crime não tivesse prescrito, ela teria optado pela sua absolvição. (…)