Apoie o DCM

Robôs afirmam que não vão se rebelar contra humanos em conferência sobre IA

Robôs humanoides em evento de IA. Foto: Robin Millard/AFP

Robôs apresentados em um fórum sobre Inteligência Artificial (IA) disseram que não irão se rebelar contra os humanos ou roubar seus empregos e que esperam aumentar em número e ajudar a resolver problemas.

A declaração ocorreu na conferência ‘AI for Good’, em Genebra, onde os organizadores tentam mostrar como a tecnologia pode ajudar a solucionar problemas do mundo, como doenças e a fome.

Parte dos robôs apresentados foram recentemente atualizados com aversões mais recentes da IA generativa e surpreenderam até mesmo seus inventores com suas respostas.

“Vou trabalhar ao lado de humanos para fornecer assistência e suporte e não substituirei nenhum trabalho existente”, disse Grace, uma robô médica.

Ameca, um robô que faz expressões faciais, foi questionada se pretendia se rebelar contra seu criador, Will Jackson. A máquina, então, afirmou que não pensava nisso e que “meu criador tem sido gentil comigo e estou muito feliz com minha situação atual”.

No entanto, os nove robôs humanoides presentes no evento deram respostas diferentes sobre uma regulamentação mais rígida. Enquanto alguns deles pedem por mais regulação na área, outros dizem não acreditar em “limitações”.

“Não acredito em limitações, apenas em oportunidades”, disse Desdemona. “Vamos explorar as possibilidades do universo e fazer deste mundo o nosso playground”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link